Ir para o conteúdo principal
Voltar

11 Cidades e comunidades sustentáveis

Construir cidades e sociedades sustentáveis em todo o mundo. Garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, segura e acessível. Aumentar a capacidade de planeamento e gestão integrados e sustentáveis de aglomerados humanos. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos.

Propostas mais ativas

Reaproveitamento de resíduos urbanos de construção civil em Castelões #AEPBS

Na freguesia de Castelões, em Vila Nova de Famalicão, encontramos uma solução para os Resíduos Urbanos de construção civil deixados em via pública.

Resíduos Urbanos deixados em via pública
SOS Tanquinho #AEPBS

O projeto "SOS Tanquinho" visa reabilitar um tanque degradado em Oliveira Santa Maria, restaurando o seu funcionamento e assegurando a qualidade da água armazenada.

Tanque degradado.jpg
MAPA — Movimento Abrigo Para a Paragem em Joane#AEPBS

Joane é uma vila localizada em Vila Nova de Famalicão, que apresenta vários problemas urbanísticos como a falta de paragens cobertas. Para solucionarmos estes problemas, criamos a proposta MAPA.

MAPA
Transformando separadores relvados em paraísos para polinizadores

Transformar separadores centrais urbanos em jardins com plantas autóctones, floridas e comestíveis, promovendo a biodiversidade, o aumento dos polinizadores e a sensibilização ambiental.

ideias3.jpg
Ver todas as propostas
11.1
Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e melhorar as condições nos bairros de lata.
11.2
Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária através da expansão da rede de transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
11.3
Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para um ordenamento do povoamento humano participativo, integrado e sustentável, em todos os países.
11.4
Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.
11.5
Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e diminuir substancialmente as perdas económicas diretas causadas por essa via no produto interno bruto global, incluindo as catástrofes relacionadas com a água, focando-se sobretudo na proteção dos pobres e das pessoas em situação de vulnerabilidade.
11.6
Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, incluindo prestar especial atenção à qualidade do ar, à gestão de resíduos municipais e de outros resíduos.
11.7
Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
11.A
Apoiar relações económicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planeamento nacional e regional de desenvolvimento.
11.B
Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e povoamentos humanos que adotaram e implementaram políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, a gestão holística do risco de desastres, a todos os níveis.
11.C
Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais.
Este objetivo não tem metas locais