Ir para o conteúdo principal
Voltar

11 Cidades e comunidades sustentáveis

Construir cidades e sociedades sustentáveis em todo o mundo. Garantir o acesso de todos a uma habitação adequada, segura e acessível. Aumentar a capacidade de planeamento e gestão integrados e sustentáveis de aglomerados humanos. Reduzir o impacto ambiental adverso das cidades, prestando atenção especial à qualidade do ar e à gestão de resíduos.

Propostas mais ativas

SOS Tanquinho #AEPBS

O projeto "SOS Tanquinho" visa reabilitar um tanque degradado em Oliveira Santa Maria, restaurando o seu funcionamento e assegurando a qualidade da água armazenada.

Tanque degradado.jpg
MAPA — Movimento Abrigo Para a Paragem em Joane#AEPBS

Joane é uma vila localizada em Vila Nova de Famalicão, que apresenta vários problemas urbanísticos como a falta de paragens cobertas. Para solucionarmos estes problemas, criamos a proposta MAPA.

MAPA
Transformando separadores relvados em paraísos para polinizadores

Transformar separadores centrais urbanos em jardins com plantas autóctones, floridas e comestíveis, promovendo a biodiversidade, o aumento dos polinizadores e a sensibilização ambiental.

ideias3.jpg
Transformar a antiga fábrica Sampaio Ferreira num Green City Lab

Criar um centro de ação e investigação para a sustentabilidade de Famalicão (genericamente designado na União Europeia por Green City Lab).

GreenCityLab_V.png
Ver todas as propostas
11.1
Até 2030, garantir o acesso de todos à habitação segura, adequada e a preço acessível, e aos serviços básicos, e melhorar as condições nos bairros de lata.
11.2
Até 2030, proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a preço acessível para todos, melhorando a segurança rodoviária através da expansão da rede de transportes públicos, com especial atenção para as necessidades das pessoas em situação de vulnerabilidade, mulheres, crianças, pessoas com deficiência e idosos.
11.3
Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para um ordenamento do povoamento humano participativo, integrado e sustentável, em todos os países.
11.4
Fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.
11.5
Até 2030, reduzir significativamente o número de mortes e o número de pessoas afetadas por catástrofes e diminuir substancialmente as perdas económicas diretas causadas por essa via no produto interno bruto global, incluindo as catástrofes relacionadas com a água, focando-se sobretudo na proteção dos pobres e das pessoas em situação de vulnerabilidade.
11.6
Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita nas cidades, incluindo prestar especial atenção à qualidade do ar, à gestão de resíduos municipais e de outros resíduos.
11.7
Até 2030, proporcionar o acesso universal a espaços públicos seguros, inclusivos, acessíveis e verdes, particularmente para as mulheres e crianças, pessoas idosas e pessoas com deficiência.
11.A
Apoiar relações económicas, sociais e ambientais positivas entre áreas urbanas, periurbanas e rurais, reforçando o planeamento nacional e regional de desenvolvimento.
11.B
Até 2020, aumentar substancialmente o número de cidades e povoamentos humanos que adotaram e implementaram políticas e planos integrados para a inclusão, a eficiência dos recursos, mitigação e adaptação às mudanças climáticas, resiliência a desastres; e desenvolver e implementar, de acordo com o Quadro de Sendai para a Redução do Risco de Catástrofes 2015-2030, a gestão holística do risco de desastres, a todos os níveis.
11.C
Apoiar os países menos desenvolvidos, inclusive por meio de assistência técnica e financeira, para construções sustentáveis e resilientes, utilizando materiais locais.
Este objetivo não tem metas locais