Ir para o conteúdo principal
Voltar

13 Ação climática

Tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos. Fortalecer a resiliência e a capacidade de adaptação aos perigos e desastres naturais relacionados ao clima. Integrar soluções e medidas de mudança climática nas políticas, estratégias e planejamento nacionais. Melhorar a educação sobre mitigação das mudanças climáticas, redução de impacto e alerta precoce.

Propostas mais ativas

Circulari — sustentabilidade no centro

Uma empresa que poderia tornar Famalicão uma cidade sustentável. A Circulari oferece conhecimento e divertimento, com workshops e atividades para os jovens e adultos.

Transformar a antiga fábrica Sampaio Ferreira num Green City Lab

Criar um centro de ação e investigação para a sustentabilidade de Famalicão (genericamente designado na União Europeia por Green City Lab).

GreenCityLab_V.png
Transformando separadores relvados em paraísos para polinizadores

Transformar separadores centrais urbanos em jardins com plantas autóctones, floridas e comestíveis, promovendo a biodiversidade, o aumento dos polinizadores e a sensibilização ambiental.

ideias3.jpg
Pedibus em zona escolar

Em Vila Nova de Famalicão, o conceito de pedibus pode promover segurança e sustentabilidade, com crianças indo a pé para a escola em "comboios humanos" guiados por adultos responsáveis.

ideias2.png
Ver todas as propostas
13.1
Reforçar a resiliência e a capacidade de adaptação a riscos relacionados com o clima e as catástrofes naturais em todos os países.
13.2
Integrar medidas relacionadas com alterações climáticas nas políticas, estratégias e planos nacionais.
13.3
Melhorar a educação, aumentar a consciencialização e a capacidade humana e institucional sobre medidas de mitigação, adaptação, redução de impacto e alerta precoce no que respeita às alterações climáticas.
13.A
Implementar o compromisso assumido pelos países desenvolvidos na Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas [UNFCCC, em inglês] de mobilizarem, em conjunto, 100 mil milhões de dólares por ano, a partir de 2020, a partir de variadas fontes, de forma a responder às necessidades dos países em desenvolvimento, no contexto das ações significativas de mitigação e implementação transparente; e operacionalizar o Fundo Verde para o Clima por meio da sua capitalização o mais cedo possível.
13.B
Promover mecanismos para a criação de capacidades para o planeamento e gestão eficaz no que respeita às alterações climáticas, nos países menos desenvolvidos e pequenos Estados insulares em desenvolvimento, e que tenham um especial enfoque nas mulheres, jovens, comunidades locais e marginalizadas.
Este objetivo não tem metas locais