Ir para o conteúdo principal
Voltar

8 Trabalho digno e crescimento económico

Garantir o desenvolvimento económico inclusivo e sustentável em todo o mundo. Alcançar níveis mais altos de produtividade económica por meio da diversificação, atualização tecnológica e inovação. Alcançar emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, inclusive para jovens e pessoas com deficiência. Alcançar salário igual para trabalho de igual valor.

Propostas mais ativas

Ecovia do Rio Ave no troço de Famalicão

Criar uma Ecovia ao longo do Rio Ave que faça a ligação a projetos similares dos concelhos vizinhos e que permita salvaguardar a vegetação ripícola e proporcionar uma via saudável para contacto e apre

Ecovia do Ave.png
Praça de alimentação em Fradelos #ESCCB

Criar uma praça de alimentação em Fradelos. Mudar a localização da Feira do Pão Doce.

Rua do Sapugal (antiga fábrica)
Laboratórios Comunitários de Inovação Social "FamaLabs"

Rede de espaços criativos distribuídos pelas freguesias para incubar iniciativas locais, promover o empreendedorismo social e conectar o talento local ao ecossistema industrial da região.

prototype-04-copy.jpg
Transformar a antiga fábrica Sampaio Ferreira num Green City Lab

Criar um centro de ação e investigação para a sustentabilidade de Famalicão (genericamente designado na União Europeia por Green City Lab).

GreenCityLab_V.png
Ver todas as propostas
8.1
Sustentar o crescimento económico per capita de acordo com as circunstâncias nacionais e, em particular, um crescimento anual de pelo menos 7% do Produto Interno Bruto (PIB) nos países menos desenvolvidos.
8.2
Atingir níveis mais elevados de produtividade das economias através da diversificação, modernização tecnológica e inovação, nomeadamente através da aposta em setores de alto valor acrescentado e dos setores de mão-de-obra intensiva.
8.3
Promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, criação de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive através do acesso aos serviços financeiros.
8.4
Melhorar progressivamente, até 2030, a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção, e procurar ativamente dissociar crescimento económico da degradação ambiental, de acordo com o enquadramento decenal de programas sobre produção e consumo sustentáveis, com os países desenvolvidos na liderança.
8.5
Até 2030, alcançar o emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todas as mulheres e homens, inclusive para os jovens e as pessoas com deficiência, e remuneração igual para trabalho de igual valor.
8.6
Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens não empregados que não estão em educação ou formação.
8.7
Tomar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas, e assegurar a proibição e a eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e utilização de crianças-soldado, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas.
8.8
Proteger os direitos do trabalho e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores, incluindo os trabalhadores migrantes, em particular as mulheres migrantes, e pessoas em empregos precários.
8.9
Até 2030, elaborar e implementar políticas para promover o turismo sustentável, que cria emprego e promove a cultura e os produtos locais.
8.10
Fortalecer a capacidade das instituições financeiras nacionais para incentivar a expansão do acesso aos serviços bancários, de seguros e financeiros para todos.
8.A
Aumentar o apoio à Iniciativa de Ajuda para o Comércio [Aid for Trade] para os países em desenvolvimento, particularmente os países menos desenvolvidos, inclusive através do Quadro Integrado Reforçado para a Assistência Técnica Relacionada com o Comércio para os países menos desenvolvidos.
8.B
Até 2020, desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Este objetivo não tem metas locais